As Mulheres Trabalhadoras se preparam para o seu grande Dia

Início/Convenção Coletiva/As Mulheres Trabalhadoras se preparam para o seu grande Dia

As Mulheres Trabalhadoras se preparam para o seu grande Dia

As Mulheres Metalúrgicas do Amazonas já se movimentam na definição de uma agenda de atividades a ser desenvolvida até o próximo dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, quando pretendem colocar o “bloco na rua”, no sentido de mostrar as conquistas, os avanços e as reivindicações de direitos ainda não atendidos.
Para a coordenadora das atividades da Secretaria da Mulher Metalúrgica, Marluce Castelo Branco, esse ano as mulheres trabalhadoras estarão dispostas a ir à praça pública, no Centro de Manaus, não só para comemorar com as mulheres trabalhadoras de outras categorias, mas para manifestar os seus desejos de igualdade salariais, distribuição por igual dos postos de trabalho, cargos e benefícios.
Internamente, no meio sindical, Maluce diz que haverá palestras, conferências e festa para comemorar o Dia 08 de Março. A programação está sendo elaborada, mas, a medida que for sendo formatada, ela e as companheiras da secretaria da mulher irão ao programa “A Verdade do Trabalhador”, na Rádio FM do Povo, 94,3 Mhz, de 05h às 06h da manhã, para convidar as trabalhadoras do PIM e da sociedade.
Marluce lembrou um fato importante sobre o Dia Internacional da Mulher. Quando criaram essa data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Mulheres importantes da História da Humanidade

* Cleópatra – Foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

* Maria, Mãe de Jesus – Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.

* Joana D’arc – Nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

* Rainha Vitória – Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.

* Anita Garibaldi – Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.

* Princesa Isabel – Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.

* Marie Curie – Cientista polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.

* Madre Teresa de Calcutá – Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.

* Irmã Dulce – Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitados, destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.

*Indira Gandhi – Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.

*Margaret Tatcher – Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a “dama de ferro” conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido. Entre outras….

Deixar Um Comentário