tvA direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) está conversado com o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus para a implantação de um projeto do Sindmetal em conjunto com o Sindicato Patronal das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que vai permitir o desconto em folha de pagamento de trabalhadores que comprarem tv até 50 polegadas, smartphones e motocicletas até 200 cilindradas, em lojas credenciadas na Capital.

Segundo o presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, tanto o governo quanto a prefeitura já estão avaliando a viabilidade do projeto. Ele explica que a ideia é que o trabalhador compre um desses itens, produzidos na Zona Franca de Manaus, direto nas lojas sem depender de aprovação de crediário ou de cartão de crédito.

“A proposta é que esses produtos sejam etiquetados na loja identificando que fazem parte desse projeto. Dessa forma, o trabalhador efetuará a compra normalmente, a diferença é que ele terá como mais uma opção de pagamento o desconto em folha feito pela empresa onde ele trabalha”, explicou o presidente.

Santana ressaltou que este projeto é piloto no Brasil e que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está criando um mecanismo para implantá-lo nacionalmente. “É mais uma alternativa para diminuirmos o desemprego, aumentarmos as ofertas de vagas de emprego e movimentarmos a economia do nosso País”, declarou.

A previsão é que o projeto seja implantado em Manaus ainda neste ano.