Na data de hoje, 23 de janeiro de 2025, circula nas redes sociais um vídeo registrado por trabalhadores da FLEX INDÚSTRIA, que flagra a presença de roedores no refeitório utilizado. Essas imagens evidenciam a insalubridade e a total inadequação do ambiente para a execução de refeições e acolhimento dos trabalhadores.
O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindimetal-AM) destaca que essa situação não é novidade. No final de dezembro de 2024, as representantes do sindicato, Maria de Jesus e Raimunda Vanderly, estiveram reunidas com a diretoria da empresa para cobrar melhorias urgentes nas condições do refeitório e solicitar ajustes nas rotas de transporte dos trabalhadores. O Sindimetal-AM, já naquela ocasião, havia recebido denúncias sobre as condições precárias do refeitório e alertado a empresa sobre a necessidade de intervenções imediatas.
Apesar de a empresa ter se comprometido a realizar as melhorias, apenas após a divulgação do vídeo pelos trabalhadores é que ações concretas foram tomadas. Em resposta, a FLEX INDÚSTRIA informou que os trabalhadores da unidade FLEX 2 foram transferidos temporariamente para utilizarem o refeitório da unidade FLEX 1, enquanto as reformas e adequações prometidas são realizadas no local afetado.
O sindicato lamenta profundamente que somente após a exposição pública dessa situação, através das redes sociais, medidas tenham sido adotadas. Reafirmamos nosso compromisso
Resposta da empresa:
“A Flex comunica que, após essa ocorrência no refeitório da Flex II em 22/01/25, todas as medidas estão sendo tomadas para garantir segurança e higiene. O refeitório será interditado a partir de 27/01/25 para inspeção completa e adequações necessárias. Durante este período, as refeições serão servidas na Flex I. A empresa reforça seu compromisso com as normas de segurança, higiene e trabalho, sendo regularmente fiscalizada por órgãos competentes. Trabalhadores com dúvidas ou sugestões podem procurar a equipe do RH.“