O ICMS diferenciado para a Zona Franca de Manaus, foi o tema de debate na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o mesmo assunto que está em votação na comissão de economia do Senado Federal.

A vereadora Rosi Matos (PT) mostrou-se otimista pela aprovação do parecer na votação do Projeto de Resolução do Senado.

(01/2013) que unifica o ICMS interestadual em 4%.

Rosi explicou ainda, que o relatório do senador Delcídio Amaral (PT-MS) no seu parecer, mantém a alíquota diferenciada de 12% para o Estado do Amazonas.  Oportunamente, a vereadora disse não entender a atitude dos senadores do PSDB Aloysio Nunes (SP) e Álvaro Dias (PRA) que se posicionaram radicalmente  contrários às garantias diferenciadas ao nosso estado, demonstrando completa desconhecimento dos benefícios do modelo Zona Franca ao Amazonas e ao país.

A vereadora elogiou a postura do Senador Delcídio Amaral (PT) que contraria as avaliações pessimistas de alguns políticos amazonenses, especialmente de uma parte da bancada federal que negligencia a defesa da ZFM.

O parecer que deverá ser aprovado, segundo a parlamentar acompanha a orientação da Presidência da República demonstrando que o governo federal está preocupado em diminuir as desigualdades regionais e compensar as debilidades logísticas dos estados mais afastados dos principais centros econômicos do País.