
O terceiro na mesa da direita para a esquerda, o dirigente sindical do Sindmetal, Ricardo Ferreira, foi eleito para a gestão 2015-2019 da CNM/CUT.
Foi lançada na manhã de quinta-feira (16) a cartilha da Norma Reguladora 12 (NR12), que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, definindo regras mínimas para proteção contra acidentes e doenças do trabalho a indústria. A publicação, elaborada pela Secretaria de Saúde da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, foi apresentada no 9° Congresso Nacional da categoria, iniciado no último dia 14, em Guarulhos (SP).
Participaram da mesa o ex-secretário de Saúde da CNM/CUT Geordeci Menezes, o atual secretário da pasta e sindicalista do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Ricardo Ferreira, o presidente Paulo Cayres, e os membros do Coletivo Nacional de Saúde da CNM/CUT.
A cartilha mostra dados alarmantes: em 2013, segundo levantamento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs), em apenas 11 tipos de máquinas e equipamentos (como serras, prensas, tornos, frezadoras, laminadoras, calandras, máquina de embalar) provocaram 55.118 acidentes, o que representa mais de 10% do total de 546.014 acidentes comunicados pelas empresas no Brasil.
Entre 2011 e 2013, os números contabilizados pelo Instituto indicam mais de 172 mil acidentes com máquinas em geral. Do total, foram registrados 358 óbitos, mais de 10 mil amputações e 26 mil fraturas. Ainda de acordo com o estudo, o país gasta cerca de R$ 70 bilhões por ano com acidentes de trabalho.
No lançamento da publicação, os dirigentes lembraram que para debater o tema e mecanismos que garantissem a aplicação da NR12, a CNM/CUT promoveu em 2013 o Seminário Nacional “Trabalho em Máquinas e Prensas – a NR 12 e a Categoria Metalúrgica”, que reuniu 40 dirigentes sindicais da base metalúrgica cutista de todas as regiões do país.
O dirigente sindical do Sindmetal, Ricardo Ferreira, que foi eleito para a gestão 2015-2019 da Confederação, agradeceu a oportunidade e elogiou o trabalho do Coletivo de Saúde da CNM/CUT. “Considero este grupo um time. Um grupo que sempre participou e lutou pela saúde do trabalhador no chão de fábrica. No decorrer deste mandato, vamos dar continuidade ao trabalho do companheiro Geordeci e realizar novas atividades para fomentar a Secretaria de Saúde”, informou.
A cartilha NR 12 será disponibilizada para download em breve no site da CNM/CUT.
Fonte: CNM/CUT