A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o estado de pandemia em decorrência do coronavírus (COVID-19), orientamos aos trabalhadores e trabalhadoras a adotar cuidados essenciais a fim de prevenir o risco de contágio ou transmissão de infecções respiratórias, incluindo o coronavírus (COVID-19). É muito importante que cada pessoa aja com responsabilidade, praticando o autocuidado, além de estender os cuidados a todos que estão sob sua responsabilidade.

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos.

O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.

O momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis. A mudança de hábitos é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia.

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e sua diretoria vem se solidarizar com os trabalhadores da categoria e famílias que estão passando por este momento tão difícil e se colocar à disposição para total apoio a eles.

Orientamos aos que estejam com os sintomas procurem seus planos de saúdes e nos avisem se não forem devidamente atendidos que tomaremos todas as providências cabíveis.

Como prevenir o contágio:

  • Utilize álcool 70%, que é muito eficaz para a higiene das mãos.
  • Lave as mãoscom água e sabão sempre que estiverem sujas.
  • Evite tocar a boca, o nariz e os olhos sem antes higienizar as mãos.
  • Não compartilhecopos, talheres e outros objetos pessoais.
  • Mantenha os ambientes ventilados. Abra as janelas e portas mesmo em dias frios.
  • Evite aglomeraçõese contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
  • Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus.
  • Cumprimenteas pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços.
  • Supervisionepara que crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças.