Índice

Imagem: Reprodução

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), realiza entre os dias 30 e 31 de outubro, em Manaus (AM), no Da Vinci Hotel &Conventions, curso de Formação Sindical, direcionado a dirigentes de entidades representativas dos profissionais liberais, sobre o tema “Saber mais sobre Sindicalismo”.

A CNPL vem estreitando de forma significativa o relacionamento com as federações filiadas e os sindicatos da base através de um intercâmbio intenso, saudável e extremamente proveitoso na forma da retomada de ações que promovam capacitação, atualização, qualificação e formação dos dirigentes sindicais de todas as categorias das profissões liberais.

Esse processo teve início com a realização dos Fóruns de Atualização Sindical, realizado ao longo de 2013, nas cidades de Fortaleza, Florianópolis e Rio de Janeiro e que culminou com um grande seminário realizado no plenário da Comissão de Participação Legislativa (CLP) da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde políticos, presidentes de confederações, centrais, federações e sindicatos de trabalhadores, debateram os principais anseios e necessidades dos profissionais liberais brasileiros.

Em 2014, esse reencontro com a base está sendo conduzido de forma ainda mais efetiva, com a realização dos Cursos de Formação Sindical que já foram realizados em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e chegando agora Manaus e devendo seguir até o fim do ano para a cidade de Goiânia, contemplando assim, as cinco regiões brasileiras.

Ao longo desses dezoito meses, cerce de 1,4 mil dirigentes sindicais ligadas às profissões liberais participaram de forma direta das atividades promovidas pela CNPL no âmbito da qualificação profissional e do debate político/trabalhista. Se levarmos em conta que cada um desses 1,4 mil veio a se tornar um multiplicador em sua base, dos ensinamentos recebidos, se pode estimar o nosso alcance na casa das dezenas de milhares de trabalhadores beneficiados pelo esforço da CNPL em divulgar suas bandeiras, que são as mesmas dos profissionais liberais e do conjunto da sociedade.

“Durante o ano de 2014, levamos ao movimento sindical dos profissionais liberais de todo o Brasil matérias que proporcionaram um crescimento no conhecimento e preparo para que tenhamos ferramentas mais fortes em nossos posicionamentos a frente das categorias. Abrangeremos desde a História da Organização Sindical a nível internacional e nacional bem como Gestão Sindical; queremos também que o dirigente sindical saiba o papel da CNPL no mundo sindical e como é a nova visão sobre a Política Econômica Atual e seus reflexos sobre o nosso movimento; como se dá o crescimento de uma entidade sindical enfatizando o Autofinanciamento, as Negociações Coletivas e  como usar a força da comunicação.  São os tópicos principais de onde derivar-se-á a prática para aqueles que desejam se dedicar ao sacerdócio da representação laboral”, destaca Maria Terezinha Oscar Govinatzki, vice-presidente e coordenadora do Comitê de Formação da CNPL.

Sobre a CNPL

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) é uma entidade de grau superior, que conta com uma estrutura sindical que abrange 28 federações filiadas, mais de 600 sindicatos representantes de 51 profissões e de cerca de 15 milhões de profissionais em todo o País. Trabalha em prol de suas filiadas no sentido de lutar por seus interesses.

Para isso, a diretoria está sempre em contato com órgãos servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a fim de aprovar causas favoráveis aos profissionais e profissões que representa.

Contatos CNPL

Rogério Sampaio – Assessor de Imprensa(61) 2103-1683 / 9803-2330 / imprensa@cnpl.org.brIzabel Plácido – Assessoria de Eventos(61) 2103-1603 / 8138-9670 / eventos@cnpl.org.br

Maiores informações e inscrições: www.cnpl.org.br/cursos