Assim como aconteceu no 5º Enconto, somente poderão participar as entidades que estiverem em dia com suas contribuições estatutárias junto à CUT Nacional.

Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2013, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio de sua Secretaria Nacional de Comunicação, realizará o VI Encontro Nacional de Comunicação (ENACOM).
O evento reunirá Secretários de Comunicação e profissionais da área das Estaduais da CUT e das Confederações e Federações CUTistas que representam os ramos de atividade econômica.
O objetivo do ENACOM é fortalecer e ampliar a rede de comunicação CUTista e, consequentemente, a nova mídia que se consolida através dos meios criados e difundidos pelos movimentos sociais e por profissionais e intelectuais progressistas.
A luta por um novo marco regulatório das comunicações, a liberdade de internet, o papel da comunicação pública também são temas a serem debatidos no encontro.
Participam do encontro Secretários/as de Comunicação das Estaduais e dos Ramos, com direito a 01(um) assessor/a de Comunicação (ou que cumpra esta tarefa) de cada uma dessas entidades, além das Escolas Sindicais, sendo um dirigente e um formador/a.
A CUT cobre hospedagem e alimentação, ficando as passagens aéreas por conta de cada Entidade. A entrada no hotel está liberada a partir das 12h do dia 07/04.
A entidade deverá preencher a ficha de inscrição com os dados dos participantes indicados e enviar para marcosilva@cut.org.br – Setor de eventos até 03 de abril.
Somente poderão participar do Encontro as entidades que estiverem em dia com suas contribuições estatutárias junto à CUT Nacional.
Solicitamos aos participantes que marquem seus retornos para depois das 20h, para melhor aproveitamento dos debates.
PROGRAMAÇÃO
Dia 8/04 – segunda-feira
9h30 – Abertura e Mesa 1: Democratização da comunicação e liberdade de expressão
Convidados:
Paulo Moreira Leite – Jornalistadesde os 17 anos, foi diretor de redação de ÉPOCA e do Diário de S. Paulo. Foi redator chefe da revista Veja, correspondente em Paris e em Washington. É autor de “A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político”
Venício Lima – Jornalista e sociólogo, pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG (2012-2013), professor de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor de Política de Comunicações: um Balanço dos Governos Lula (2003-2010), entre outros.
João Brant – Radialista, membro da coordenação do Conselho do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação.
Rosane Bertotti– Agricultora familiar, socióloga, secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Luiz Carlos Azenha – Jornalista, blogueiro (“Viomundo”),é diretor geral e conduz o projeto editorial do programa “Nova África”, na TV Brasil. Foi correspondente internacional da Rede Manchete, colaborador da Folha de São Paulo, CNN e Rádio Jovem Pan em São Paulo.
Rodrigo Vianna – Jornalistahá 20 anos, historiador, blogueiro (“O Escrevinhador”) trabalhou na Folha de São Paulo, TV Cultura, TV Globo. Atualmente está na TV Record de São Paulo e Record News.
Sergio Amadeu – Sociólogo e Doutor em Ciência Política, militante do Software Livre, é professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Autor de várias publicações, entre elas – Exclusão Digital: a miséria na era da informação.
Maria da Conceição Oliveira(Maria Frô) – Blogueira, historiadora, educadora, ativista da educação para igualdade étnico-racial, autora do projeto pedagógico da coleção História em Projetos, entre outros.
João Roberto Ripper – fotógrafo com 35 anos de experiência,é especialista em fotografia documental, social e fotojornalismo. Éfundador da agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, na Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro.

Dia 9/04 – terça-feira
Convidados:
Laurindo Lalo Leal Filho– Sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão”
Ana Luiza Fleck – Presidenta do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária
TVT
Rede Brasil Atual
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Brasil de Fato
Financiamento:Quintino Severo – secretário nacional de Administração e Finanças da CUT
Formação em Comunicação: José Celestino Lourenço – secretário nacional de Formação da CUT
Apresentação do Plano Nacional de Comunicação: Rosane Bertotti – secretária nacional de Comunicação da CUT
Noite Cultural – Sarau