A troca dos feriados por folgas em dias determinados. Esse foi acordo fechado na última quarta feira, 07 de novembro, entre os trabalhadores da Nokia da Amazônia, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas – SindMetal e a direção da empresa.
A pedido dos próprios funcionários da Nokia, quem trabalhar nos dias dos feriados 15/11 (Proclamação da República) e 20/11 (Consciência Negra), terão direito a folga nos dias 16 e 17 de novembro (numa sexta feira e sábado).
De acordo com os diretores sindicais, Abel Magalhães, Fred Nilson, Waldemar Lisboa Neto e Kei Auxiliadora, que estiveram à frente das negociações, o Sindicato está aberto para esse tipo de reivindicação dos trabalhadores. “Toda vez que eles quiserem negociar compensação de horários, troca de dias trabalhados, redução de carga horária, terão que chamara a Direção do Sindicato para abrir os procedimentos para o acordo entre as partes interessadas”, resumiu o sindicalista Abel Magalhães.
Conforme a diretora Sindical Kei Auxiliadora, já está em andamento o acordo entre a Nokia e o Sindicato do dos Metalúrgicos, para pré-fixar um calendário anual a partir de janeiro de 2013 com os dias das folgas e das compensações dos dias trabalhados.

Os diretores sindicais Abel Magalhães, Fred Nilson, Waldemar Lisboa Neto e Kei Auxiliadora estão tendo uma boa atuação nas negociações no PIM.