Depois de anos de reivindicações do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e com a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), as empresas instaladas no Amazonas são obrigadas a contratar homens e mulheres com idade superior aos 35 anos. A medida foi aprovada, hoje, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A lei, segundo o parlamentar, é para garantir que essas pessoas, muitas vezes ignorada pelos empregadores, retornem ao mercado de trabalho. O projeto dispõe, ainda, que os contratados exerçam atividades compatíveis com a qualificação e experiência profissional. As empresas têm o prazo de um ano para se adequar ao que determina a lei.
De acordo com o autor da lei, a medida também garante que o Poder Executivo conceda incentivos às empresas, porque as mesmas estarão contribuindo para a inclusão social destes cidadãos.
Abdala Fraxe ressaltou que um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que o tempo que pessoas com idade superior aos 35 anos levam para encontrar um emprego é muito maior se comparado a outras faixas etárias. Os considerados “mais velhos” podem levar, no mínimo, 53 semanas para assumir um novo posto de trabalho.
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.