20140312_173505

Foto: Mirinéia Nascimento

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, o secretário de saúde do sindicato, Ricardo Ferreira e a secretária de formação, Dulce Sena, acompanharam a inauguração do Ambulatório de Especialidades da fábrica Moto Honda, nesta quarta-feira (12), no Distrito Industrial, em Manaus.

De acordo com Santana, esse modelo de assistência médica atende uma proposta antiga do sindicato de oferecerá consultas médicas e exames a todos os trabalhadores dentro da própria fábrica. Para ele, as instalações ambulatoriais estão de acordo com o que exige a Norma Regulamentadora Nº 12 (NR-12), no entanto, existem outros conceitos da NR-12 que visam garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. “Outros conceitos da NR-12 vão além do atendimento médico. A prevenção, alimentação adequada com o acompanhamento de nutricionista, intervalo de 15 minutos a cada duas horas de trabalho, entre outros, são melhorias a serem implementadas dentro das empresas do Polo Industrial de Manaus”, explicou o presidente.

Com 678 m², A nova unidade é dividida em 21 ambientes climatizados, contendo guichês de atendimento, consultórios e salas de observação com leitos, e oferecerá consultas com médicos de diferentes especialidades, exames laboratoriais, raio-x e ultrassonografia aos aproximadamente 10 mil colaboradores da empresa.

Ricardo Ferreira, Dulce Sena, Valdemir Santana e o Superintendete do Ministério Público do Trabalho e Emprego do Amazonas, Dermilson Chagas, Superintendente do Trabalho e Emprego do Amazonas

(Da esquerda à direita). Ricardo Ferreira, Dulce Sena, Valdemir Santana e Dermilson Chagas, Superintendente do Ministério Público do Trabalho e Emprego do Amazonas. Foto: Mirinéia Nascimento

Santana informou que algumas empresas do PIM oferecem uma assistência similar ao da Honda, mas com um número bem menor de especialistas. “É desejo do sindicato que todas as empresas tenham essa iniciativa e ofereçam aos seus funcionários uma estrutura com pelo menos dez especialidades. A Moto Honda está de parabéns por oferecer uma maior atenção a saúde dos trabalhadores, valorizado-os, integrado-os e respeitado-os”, declarou Santana.

Atendimento

Para garantir a excelência no atendimento ao funcionário, a Honda disponibilizará profissionais da saúde especializados em ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, ortopedia, radiologia, enfermagem, entre outras áreas da medicina. Triagem individualizada, prontuário digital, placas com inscrição em braile e banheiros adaptados para portadores de deficiência também garantem mais conforto, bem-estar e acessibilidade aos usuários.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Moto Honda, Mário Okubo, para utilizar os serviços do novo Ambulatório de Especialidades, o colaborador só precisa ligar no atendimento da unidade e agendar consultas ou exames. “Já oferecemos um plano de saúde particular a todos os funcionários. O ambulatório vem trazer ainda mais comodidade e agilidade na realização de consultas e exames de rotina, cuidados fundamentais com a saúde e que só devem melhorar, ainda mais, a qualidade de vida do nosso grande time”, afirmou.