Setor de duas rodas registra 35% das demissões na Zona Franca

O setor de duas rodas (motos, bicicletas e similares) respondeu por 35% das demissões registradas na Zona Franca de Manaus no primeiro quadrimestre de 2012.
As empresas do polo industrial de Manaus têm 110,9 mil funcionários. No total, houve 8.673 demissões de janeiro a abril deste ano, contra 4.342 no mesmo período de 2011 – aumento de 99,7%.
As fábricas de motos em Manaus respondem por cerca de 20 mil empregos. O setor, que não foi beneficiado pelo corte de impostos anunciado pelo governo, enfrenta concorrência dos importados chineses.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, as fábricas enfrentam queda nas vendas e na produção e estão concedendo folgas aos servidores para evitar demissões.
Santana relatou acordo com Moto Honda, Yamaha e Dafra para que funcionários folguem um dia a cada quatro dias trabalhados. “O objetivo do acordo é impedir mais demissões” afirmou.
Duas empresas no entanto, insistem em negar o acordo: A Moto Honda disse que houve “parada técnica” de dois dias na semana passada, mas não concessão de folgas. Confirmou ainda queda de 13,5% na produção em abril em relação ao mesmo período de 2011.
“As demissões ocorreram por rotatividade normal, porém não estamos admitindo para reposição”, disse Mário Okubo, gerente institucional da Moto Honda, à repórter Kátia Brasil, da sucursal da Folha de São Paulo.
Por sua vez, a Dafra informou não registrar queda nas vendas e na produção. Também não quis anunciar o acordo de folgas.
A Yamaha disse ter reduzido a jornada semanal em um dia em abril e que estuda conceder férias coletivas em julho em razão da retração nas vendas – a empresa não informou o percentual.

Compartilhe:

Últimas Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – WASION DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS LTDA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – SODÉCIA AUTOMOTIVE MANAUS LTDA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – UNIVERSAL ELECTRONICS DO BRASIL LTDA.

DESTAQUES

EDITAIS

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS

Somente MENSAGEM VIA E-MAIL!
Atendimento – Segunda a sexta-feira: 9 às 12h00 e 14 às 17h00
ouvidoria@sindmetal-am.org.br