imagesO Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) está entrando com uma ação na justiça contra as empresas Moto Honda da Amazônia, Samsung e Microsoft que estão fazendo atividades de terceirização de mão de obra no setor de almoxarifado de forma irregular.

Segundo o presidente do sindicato, Valdemir Santana, a diretoria do sindicato já havia solicitado a regularização dos funcionários nessas empresas, porém, até o momento nenhuma providência foi tomada.

“O sindicato vai entrar com ação na justiça para que todos esses trabalhadores sejam contratados diretos pela empresa e não tenham mais os seus salários reduzidos”, disse o presidente.

Sonopress Rimo

Em assembleia realizado com os trabalhadores da empresa Sonopress um acordo foi firmado determinando que o trabalhador que trabalhar aos sábados, sem compensação, receberá hora extra de 110%. Com relação aos feriados trabalhados, estes serão trocados por dois sábados normais.

Demissões

Sobre as demissões que estão ocorrendo nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), Santana disse que o sindicato já possui um levantamento de todas as empresas que estão demitindo e que estará convocando-as para que elas justifiquem o motivo das demissões. “Vamos negociar com as empresas o pagamento de cestas básicas e continuidade do plano de saúde aos trabalhadores demitidos”, explicou o presidente.