Sindicatos, Empresários e Suframa Unem Forças para Fortalecer o Setor Eletroeletrônico em Manaus

Manaus, 30 de outubro – Na manhã de segunda-feira, 30 de outubro, o presidente do sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, liderou uma comitiva composta por representantes de entidades sindicais, patronais e empresariais. O objetivo era buscar o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) diante das necessidades de melhorias e investimentos no desenvolvimento de pesquisas, inovação, sustentabilidade, empregabilidade e a valorização da mulher no setor eletroeletrônico do Polo Industrial de Manaus.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, conduziu a reunião e ouviu atentamente todas as demandas do grupo, recebendo com entusiasmo a ideia de formar uma agenda integrada para fortalecer ações estratégicas voltadas para o setor de eletroeletrônicos, impulsionando o setor industrial no Brasil.

Entre os participantes da comitiva estavam a Superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas, Francinete Lima; o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira; o presidente da Industriall do Brasil, Aroaldo Silva; os representantes de entidades patronais e líderes sindicais; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus, Matheus San Martin; o presidente Rildo Silva, do Sindicato dos Eletroeletrônicos no Amazonas; e o presidente da Força Sindical no Amazonas, Vicente de Lima Filizzola.

Também estavam presentes virtualmente o presidente da Associação Brasileira da Indústria Eletrônica, Anderson Jorge Filho (Abinne); Renata Filgueiras, representante (Dieesee); e Kelly Gualhardo, Secretária de Políticas Sociais da (CNM/CUT).

O foco da discussão foi a mudança de paradigma, não apenas como um país que monta peças, mas sim, como uma nação que produz, valorizando o trabalho e a renda dos trabalhadores. A reunião sublinhou a necessidade de criar oportunidades de aprendizado, com formação profissional alinhada à estratégia do país.

Uma das iniciativas discutidas foi a criação de uma agenda em Brasília por meio de um grupo tripartite, a fim de apoiar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) na elaboração de uma proposta sólida para o setor eletroeletrônico no Brasil. O objetivo é transformar o país em um centro de produção e tecnologia, impulsionando a engenharia local e colaborando com instituições de ensino técnico e universidades.

Bosco Saraiva destacou que esta reunião é apenas o início das próximas ações estratégicas e ressaltou a necessidade de designar um representante técnico de cada entidade para impulsionar pontos cruciais com rapidez.

Valdemir Santana enfatizou a falta de investimentos em pesquisa e aprimoramento técnico, destacando a perda de profissionais de qualidade para projetos que desenvolvem novas tecnologias, incluindo profissionais locais que já atuam em projetos de desenvolvimento tecnológico no Vale do Silício. Ele argumentou que é necessário preparar os trabalhadores com formação profissional alinhada à indústria 4.0 para evitar que bons profissionais deixem o país, pois o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus é crucial para a região.

Loricardo de Oliveira salientou que sua visita a Manaus reflete a importância da integração e união de esforços para fortalecer a indústria no Brasil, destacando o papel crucial de Manaus no setor eletroeletrônico e o desejo de impulsionar a formação profissional para alinhar o Brasil com essa visão.

Aroaldo Silva, Presidente da Industriall Brasil, destacou que a ação coordenada busca promover o progresso do setor eletroeletrônico, apresentando demandas à Suframa para estabelecer uma agenda assertiva e acelerar as ações em prol do setor.

A comitiva também ressaltou a força da representatividade feminina, destacando o papel crescente das mulheres na CNM/CUT. Dentre elas, Katia Cheve, a vice-presidente da CNM/CUT; Secretária da Mulher CUT Manaus e gestora do Sindmetal-AM – Rosilany Viana, que tem trabalhado ações para promover a capacitação dos trabalhadores do PIM, e Maria de Jesus, secretária da Mulher CNM/CUT, que enfatizou a importante participação das mulheres no desenvolvimento das indústrias, e a falta de ações que buscam garantir os direitos que ainda não são respeitados.

Compartilhe:

Últimas Notícias

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – DAFRA DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOTOCICLETAS LTDA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – PST ELETRÔNICA LTDA.

DESTAQUES

EDITAIS

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS

Somente MENSAGEM VIA E-MAIL!
Atendimento – Segunda a sexta-feira: 9 às 12h00 e 14 às 17h00
ouvidoria@sindmetal-am.org.br