O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas – Sindmetal-AM, Valdemir Santana, recebeu várias denúncias de irregularidades nas empresas Sansung, P & G, LG, Semp Toshiba e Moto Honda.
Samsung
A empresa Samsung Eletrônica da Amazônia vem descumprindo as legislações que garantem o direito dos trabalhadores, não está cumprindo a lei sobre creches (para crianças de 6 anos), uma vez que a empresa recebe isenção fiscal, sendo obrigada a oferecer o benefício ao trabalhador. Assim como a folga do intervalo, que não está sendo respeitada.
Santana declarou que o sindicato fará uma ação na empresa.
P & G
A denúncia recebida foi de que no setor de embalagens a empresa não está cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho com mais de 1.000 (mil) funcionários.
LG
A denúncia é de que mais de 300 (trezentos) trabalhadores foram contratados com prestação de serviço temporário.
Santana informa que os contratos de mão de obra temporários só podem ser firmados pelas empresas tomadoras de serviços mediante acordo os RH’s que são parceiros do Sindmetal.
Semp Toshiba
Na Semp Toshiba estão pagando a PLR – Participação nos Lucros da Empresa aos trabalhadores com valor “menor” do valor correto que deveria ser pago pela empresa.
Valdemir Santana informou que o Sindicato quer garantir o pagamento deste direito a todos os trabalhadores.
Moto Honda
Na Moto Honda a empresa não está cumprindo com as folgas estabelecidas para os trabalhadores.
Santana afirmou que o sindicato irá apurar todas as denúncias realizadas pelos trabalhadores ainda nesta semana.
De acordo com Santana, o sindicato tem recebido várias denúncias sobre estes assuntos de diversas empresas, “pedimos que os trabalhadores continuem denunciando essas irregularidades”. É dessa forma que iremos garantir os direitos trabalhistas de cada trabalhador. Nesta semana, a direção do sindicato entrará em contato com as empresas para resolverem todas estas situações.