Imagem: Reprodução

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, cerca de 72 mil trabalhadores terão o salário reajustado a partir do dia 1º de agosto.

O piso salarial para os trabalhadores das empresas fabricantes de motocicletas, quatro rodas e tricicolo foi fechado no valor de R$ 1.117,00. Nas empresas do setor metalúrgico, ar condicionado , bicicletas e materiais descartáveis as negociações fecharam no valor de R$ 1,040.00, representando o reajuste de 9,5% nos dois casos.

Hoje (12), às 14 horas, o presidente do Sindmetal reunirá com o sindicato patronal para fechar a negociação das empresas do setor eletroeletrônico, que se negam a dar o reajuste de 9,5% aos trabalhadores.

“Os fabricantes alegam que estão com prejuízo e acham que o reajuste tem que ser menor aos 9,5%. O sindicato não vai aceitar porque esse setor foi o que mais vendeu durante a copa do mundo. Não tem por que negar o mesmo reajuste para os trabalhadores e isso que estaremos reivindicando”, disse Santana.

Entre as empresas estão LG, Samsung, Philco, Semp, Philips.