Os trabalhadores da empresa GK&B aprovaram na quarta-feira (10) a “PAUTA DE REIVINDICAÇÃO” com as propostas de melhorias nas condições de trabalho. A reunião foi realizada em frente a empresa, próximo ao portão principal, pelo dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), João Brandão, que presidiu a Assembleia Geral, acompanhado do diretor Raimundo Sidney, da Secretaria de Mulheres Marluce Ribeiro e da diretora Mirlene Castelo Branco.

As propostas, amplamente discutidas pelo sindicato com os trabalhadores foram as seguintes:

1 PARTICIPAÇÃO LUCROS E RESULTADOS (P.L.R.) SÓ PAGAM R$ 50,00
2 ASSEDIO MORAL (CLASSIFICAM OS TRABALHADORES DE BURROS E PREGUIÇOSOS – EDUARDO E OSVALDO) A MÉDICA DESTRATA OS TRABALHADORES, ELA ESTAR SEMPRE COM RAIVA, E MANDA OS TRABALHADORES DOENTES DE VOLTA AO TRABALHO E QUANDO OS TRABALHADORES RECLAMAM DELA (MÉDICA), ELA MANDA DESLIGAR DA EMPRESA MESMO OS TRABALHADORES ESTANDO DOENTES. E OS LIDERES AVISAM QUEM NÃO QUER TRABALHAR DEVEM PEDIR AS CONTAS
3 ATESTADO MÉDICO e RECEITA MÉDICA
4 FARDAMENTO
5 6 BANHEIROS 2 COM DEFEITOS E TODOS ESTÃO SUJOS E DEPREDADOS, FALTA PAPEL HIGIÊNICO.
6 TRANSPORTE OS MOTORISTAS NÃO RESPEITAM OS TRABALHADORES, ONIBUS VELHOS, NÃO OFERECE NENHUM CONFORTO AOS TRABALHADORES, FICAM NO PREGO DIRETO E SEM SEGURANÇA. ROTAS NÃO PASSA PRÓXIMO DA RESIDENCIA E MUITOS JÁ FORAM ASSALTADOS
7 CESTA NATALINA COMENTARAM QUE NÃO VAI TER ESTE ANO
8 FOI SERVIDA ÁGUA SUJA AOS TRABALHADORES E BEBEDOUROS SUJOS
9 FALTA TODO DIA ÁGUA NO REFEITÓRIO
10 FALTA TALHERES NO REFEITÓRIO
11 FALTA EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA E NÃO HÁ APOIO DOS CIPEIROS
12 DESVIO DE FUNÇÃO E SALÁRIO ABAIXO DO PISO SALARIAL
13 ALIMENTAÇÃO (CAFÉ e ALMOÇO) e HÁ RATOS NO REFEITÓRIO, CAFÉ SÓ COM PÃO E AS VEZES FALTA. E OS CHEFES TOMAM CAFÉ E ALMOÇO EM LOCAL RESERVADO, ONDE NÃO FALTA NADA E TUDO É DE PRIMEIRA E DE BOA QUALIDADE PARA ELES. E PARA OS TRABALHADORES É SERVIDO CAFÉ E ALMOÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE.
14 USAM SORVENTE, SOLDA E OUTROS PRODUTOS QUIMICOS SEM PROTEÇÃO.
15 AS FÉRIAS FORAM CANCELADAS (DUAS FÉRIAS VENCIDAS)
16 A EMPRESA FOI VENDIDA E NÃO AVISARAM OS TRABALHADORES
17 TEM QUE AGENDAR PARA FALAR COM O R.H.
18 QUEM MUDA DE ENDEREÇO FICA SEM ROTA (TRANSPORTE)
19 QUE CHEGA ATRASADO NÃO TOMA CAFÉ (REFEITÓRIO FECHADO)
20 AS GRAVIDAS NÃO TEM UM LOCAL DE TRABALHO OU DESCANSO ADEQUADO.
21 INDICATIVO DE GREVE

 

A Pauta de Reivindicação foi enviada para a empresa que tem o prazo de 72 horas (setenta e duas horas) para iniciar as negociações dos assuntos com o Sindmetal, de acordo com a Lei 7.783/89 (Lei de Greve).