A Copa do Mundo, as eleições e a retomada da economia estão aquecendo a produção e venda de televisores, em Manaus. Somente no primeiro trimestre, as vendas das fabricantes para o comércio subiram 42%, com relação o mesmo período de 2017, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros).
O setor eletroeletrônico é o principal segmento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e responde por, aproximadamente, 30% do faturamento e mão de obra. O aquecimento na produção de TVs está de acordo com o esperado, segundo o atual presidente da Eletros, Jorge Jr. “Em decorrência do efeito Copa do Mundo, a retomada da economia em 2018 e as Eleições, muitos consumidores decidem trocar o televisor para acompanhar os jogos e a propaganda eleitoral, o que aqueceu a venda desses produtos”, disse.
A Copa do Mundo causa uma inversão na sazonalidade das vendas de TVs, segundo os indicadores da Eletros. Normalmente, o maior volume nas vendas ocorre no segundo semestre, porém, em ano de Copa, a comercialização se acentua nos primeiros meses do ano. No primeiro trimestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017, a venda de portáteis cresceu 13% e os produtos Linha Branca (fogões, refrigeradores e lavadoras) 1,8%, já as TVs se destacaram com um crescimento de 42,3%.
O comércio também espera um salto nas vendas de televisores no primeiro semestre, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag. “A previsão é que consigamos até a Copa do Mundo, em relação ao ano passado, em torno de 40 a 50% de aumento nas vendas, porque além do evento mundial, tem a mudança do sinal analógico para o digital e a queda da inadimplência”, afirma. O mercado está otimista e espera no Dia das Mães, por exemplo, um aumento de 2,5% no faturamento, de acordo com Assayag.
FONTE: DIÁRIO DO AMAZONAS