Visando atender a demanda gerada pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) que carece de mão de obra qualificada, o Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam) disponibiliza cursos de pós-graduação nas áreas de gestão, educação, saúde e direito. As aulas estão previstas para iniciar a partir de fevereiro.

De acordo com o sócio-proprietário do instituto e professor universitário, Kleber Mantovanelli Barbosa, os fatores de mercado e a deficiência educacional e tecnológica na região motivaram a escolha das áreas dos cursos de pós-graduação.

“O propósito é suprir a demanda de toda a sociedade amazonense e não somente do PIM. Em Manaus, não tem nenhum mestrado voltado para administração (na área de gestão) e o único que tínhamos na região era em contabilidade e controladoria na Ufam que foi descredenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Então, identificamos que há mercado e queremos trazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado que qualifiquem a mão de obra local”, explicou Mantovanelli.

As aulas da turma de pós-graduação em Enfermagem e em Urologia iniciarão em 23 de fevereiro e para os meses de março e abril novos cursos já estão programados. “Existe uma perspectiva de procura pelos cursos muito grande tendo em vista que os nossos ex-alunos cobram e procuram por essa qualificação. Ainda há vagas disponíveis”, disse.

O Instituto está oferecendo o curso de pós-graduação em Logística e Supply Chain Management com carga horária de 400 horas. O gestor de cadeia logística é uma das carreiras previstas para esta em alta em 2018. O profissional é responsável pela integração eficaz de todos os membros e processos da cadeia de suprimentos a fim de melhorar a vantagem competitiva da empresa.

Educação Executiva

Segundo MantovanelIi, o Instituto disponibilizará cursos rápidos com carga horária de 20, 40 e 60 horas. Além do projeto “Qualificação de Processos Executivos”, com duração de 140 horas, que visa moldar o profissional na área de logística, produção, qualidade e também em gestão de pessoas.

Saiba Mais

O Iteam é um instituto sem fins lucrativos, criado em novembro de 2017, por três professores universitários, MantovanelIi, Juliana Nakano e Ricardo Paixão, com sede na avenida Djalma Batista, 646, São Geraldo.

FONTE: A CRÍTICA