O Ato Público promovido pelas centrais sindicais CUT-AM e CTB, no Centro de Manaus, nesse dia 26 de julho, não chamou atenção pelo seu volume, mas pelas propostas apresentadas pelas lideranças dos trabalhadores presentes à manifestação.
Como de costume, os manifestantes escolheram o cruzamento da Avenida Eduardo Ribeiro com a 7 de Setembro, onde transitam centenas de milhares de pessoas, muitas delas, trabalhadoras do comércio de Manaus, camelôs, prestadores de serviços e populares.
O local é ideal para as lideranças dos trabalhadores apresentarem propostas, falarem sobre o esteio de sustentação da economia do Amazonas e a real importância da Zona Franca de Manaus – ZFM para a economia do Estado.
Até a vereadora Rosi Matos (PT), deu a sua contribuição ao acrescentar a importância de se fazer um bom acordo salarial para os metalúrgicos do Amazonas, porque é através desses acordos, que o dinheiro chega no caixa dos estabelecimentos comerciais, gera empregos e melhora o padrão de vida das famílias amazonenses.
O recado foi dado, não só pela vereadora mas por lideranças dos metalúrgicos e de movimentos sociais presente ao Ato Público no Centro de Manaus. O Ato Público bem falado durante a semana. Chamou até a atenção de personagens conhecidas dos trabalhadores, mas que há muito não compareciam a esses eventos.