O que é Taxa Referencial e como ela impacta o seu FGTS

Você sabe o que é Taxa Referencial (TR)? Ela é uma antiga conhecida dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) esclarece para que ela serve, como é calculada ou que impacto pode causar no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A TR é uma taxa que serve para compor, por exemplo, a correção do FGTS, que atualmen¬te está em 0,08% ao mês, enquanto a poupança está em cerca de O,6788% ao mês. Em outros tempos, ela teve um papel semelhante ao da Taxa Básica de Juros, a Selic, como instrumento para controle das taxas de juro e da inflação.

Tem direito ao FGTS quem tem contrato de trabalho regido pela CLT, com um depósito mensal no valor de 8% do salário em uma conta. O depósito é feito pelo empregador e os valores só podem ser resgatados em ocasiões específicas, como no caso de demissão sem justa causa ou para a compra de um imóvel.

Enquanto permanece depositado, os recursos do FGTS são remunerados, com rentabilidade de 3% ao ano, mais a variação da TR. Portanto, quando há uma elevação ou uma redução no valor da Taxa Referencial, isso respinga no retorno do FGTS também, o que para o Sindmetal-AM, prejudica os trabalhadores, por não considerar as perdas e as variáveis sofridas no período.

Compartilhe:

Últimas Notícias

Capacita Amazonas abre vagas para a 4ª Edição

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – BOREO INDÚSTRIA DE COMPONENTES LTDA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – BOREO INDÚSTRIA DE COMPONENTES LTDA.

DESTAQUES

EDITAIS

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS

Somente MENSAGEM VIA E-MAIL!
Atendimento – Segunda a sexta-feira: 9 às 12h00 e 14 às 17h00
ouvidoria@sindmetal-am.org.br