Onda de demissões no PIM atinge 700 trabalhadores

Na onda de demissões ocorrida no Distrito Industrial, não foram só os temporários atingidos pela degola que só hoje, 12, já atingiu mais de 700 trabalhadores do Polo Industrial de Manaus – PIM, com entrada no setor de Homologações do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.
A Samsung da Amazônia mandou 230 trabalhadores para casa e já tem agendado mais 180 para a próxima sexta-feira, 14, ultrapassando a previsão do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, que tinha contabilizado a dispensa de apenas 180 temporários. A Flex, Philco, Phillips, L.G., Nokia, pequenos estaleiros, Siemens e outras, completaram o número elevado de trabalhadores demitidos nessa quarta feira.
Boa parte dos trabalhadores da Samsung tinham seus contratos temporários firmados até o mês de abril de 2013. Com a dispensa antecipada, ficou caracterizado a quebra de contrato e a obrigatoriedade de pagamento de metade do saldo devedor.
A direção da Nokia não deu explicações sobre o motivo de ter contratado por tempo indeterminado sem ter passado pelo Sindicato e dispensado com comunicado de rescisão. Quando questionado pelo presidente do Sindicato, os diretores da Nokia afirmaram que eles tinham contratado 500 temporários com fim de contrato em Abril/2013, mas não souberam informar onde estava o documento que comprova a temporariedade dos trabalhadores. Se confirmado, a quebra de contrato, a empresa terá que pagar aviso prévio, férias, 13º salário e todos os benefícios previstos em Lei.
Santana disse que o Sindicato está orientando os trabalhadores a procurarem a Superintendência do Trabalho para reivindicar os seus direitos.

Os funcionários Klinger e Paulo, tiveram bastante trabalho na contabilização das homologações, no Sindicato.

Compartilhe:

Últimas Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – TRYUMPH FABRICAÇÃO DE MOTOCICLETAS DE MANAUS LTDA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – DAFRA DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOTOCICLETAS LTDA

Metalúrgicos do Amazonas conquistam o MAIOR reajuste salarial, ficando acima da média nacional para salários e ganhos

DESTAQUES

EDITAIS

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS

Somente MENSAGEM VIA E-MAIL!
Atendimento – Segunda a sexta-feira: 9 às 12h00 e 14 às 17h00
ouvidoria@sindmetal-am.org.br