pagamento retroativo do reajuste salarialO presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, pede que os trabalhadores fiquem atentos quanto ao pagamento retroativo do reajuste salarial ao dia 1º de agosto, que as empresas devem fazer.

Quanto aos trabalhadores demitidos nos meses de junho, julho e agosto, Santana orienta que eles procurem o RH das empresas e solicitem uma rescisão complementa com o pagamento retroativo do reajuste salarial.

Denúncia PSP

Quanto as denúncias dos trabalhadores da PSP, que informaram ao sindicato que a direção da empresa não permite que os funcionários registrem o ponto antes de 15 minutos do início da jornada de trabalho, Santana disse que o sindicato já fez a denúncia a Superintendência do Trabalho.

O presidente ressaltou que essa situação não é um caso isolado nessa empresa e que as outras empresas também já foram denunciadas a Superintendência do Trabalho. “Temos conhecimento que em algumas empresas o trabalhador chega 6 horas da manhã e só pode bater o cartão de ponto às 7 horas e todos os casos já foram denunciados”, revelou.