Foto: Arquivo Sindmetal

Foto: Arquivo Sindmetal

Os sindicalistas do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal) estão buscando fechar melhores negociações para a classe trabalhadora do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Como ponta pé inicial, a Secretaria de Formação do Sindicato promoveu nesta quinta-feira (27), das 9 às 12 horas, no auditório da entidade, a palestra ‘Conjuntura Econômica e o Polo Industrial de Manaus, Desempenho e expectativas para 2014’, onde foi apresentada informações da economia do País e do Amazonas, para subsidiar e capacitar os diretores sindicais para as futuras negociações entre Empresas x Trabalhador.

O economista Supervisor Técnico do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Amazonas (DIEESE-AM), Inaldo Cruz, demonstrou que as empresas do PIM contam com um cenário de faturamento muito positivo. Segundo ele, dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Sufram) mostram que de 2008 a 2013 o faturamento dessas empresas estão em linha crescente, com projeção de contínuo crescimento para o ano de 2014. “Não tem que haver choro das empresas durante as negociações do sindicato porque o faturamento delas estão lá em cima”, salientou Cruz.

Além do faturamento, os dados apontam que em 2013, a taxa de desocupados foi a mais baixa dos últimos anos, com recorde na oferta de empregos no Amazonas.