Sindicato dos Metalúrgicos prevê aumento de desemprego no Amazonas após decreto que reduz IPI

O contingente de pessoas desempregadas no Amazonas deverá aumentar ainda mais após a publicação do decreto do Governo Federal que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25% para a maioria dos produtos em todo país. A informação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, que prevê, ainda, o “enterro” da Zona Franca de Manaus após a medida assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, publicada na última sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Segundo ele, aproximadamente 1 milhão de pessoas já estão desempregadas no Amazonas e, após o decreto, esse quadro tende a piorar. Valdemir Santana disse não estar surpreso com a medida porque, informou, o governo federal já acabou antes com vários setores do Polo Industrial de Manaus como o de concentrados, de lâmpadas de led e plásticos. “Hoje nós temos 22% dos trabalhadores ativos desempregados. Com essa pá de cal, o Governo Federal enterra a Zona Franca de Manaus. Não vai ter mais emprego”, disse.

Para o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, o decreto coloca o Amazonas em perda de competitividade e, assegura, as empresas que estão instaladas aqui, vão procurar outros locais com logística mais acessível. A consequência, segundo Santana, é imediata: os empregos gerados em Manaus estão em risco. “Em torno de 500 mil empregos gerados direta e indiretamente em Manaus estão em risco com a redução do IPI. Esse governo veio para enterrar a Zona Franca de Manaus e beneficiar a elite brasileira”, finalizou.

 

Fonte: 18 Horas

Compartilhe:

Últimas Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – TRYUMPH FABRICAÇÃO DE MOTOCICLETAS DE MANAUS LTDA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – DAFRA DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOTOCICLETAS LTDA

Metalúrgicos do Amazonas conquistam o MAIOR reajuste salarial, ficando acima da média nacional para salários e ganhos

DESTAQUES

EDITAIS

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO AMAZONAS

Somente MENSAGEM VIA E-MAIL!
Atendimento – Segunda a sexta-feira: 9 às 12h00 e 14 às 17h00
ouvidoria@sindmetal-am.org.br