Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), por meio da Assessoria Jurídica, enviou ofícios para quatro empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) solicitando agendamento de reuniões para negociação da Pauta de Reivindicações dos trabalhadores.

Dentre as reclamações, o desvio de função, creche, alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o piso salarial são os problemas que aparecem em todas as quatro empresas.

Na empresa Amazon Aço, os trabalhadores reclamam do ainda de insalubridade/periculosidade, plano de cargos e salários, EPI’s e melhores condições de trabalho. Já os trabalhadores da Corneta da Amazônia reclamam do ambulatório médico, cesta básica e conforto térmico (temperatura dos setores conforme a Lei n. 6.514 – Segurança e Medicina do Trabalho). Na Climazon o assédio e a mão de obra temporária somam-se as demais reivindicações e na Wap Metal o pagamento de adiantamento e salário e vale-transporte fazem parte dos sete problemas denunciados pelos trabalhadores.

O Sindmetal está aguardando o retorno das empresas com a data das reuniões para iniciar as negociações. Caso as empresas não se pronunciem, será dado o comando de paralisação dos trabalhadores.