begPara você que pretende fazer um curso de graduação de qualidade,  veja abaixo os cursos que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas para vestibular agendado no polo de Educação a Distância (EaD) em Manaus, que fica localizado no Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM).

As inscrições podem ser feitas por meio dos endereços eletrônicos:  vestibular.unisanta.br ou unisanta.br/ead

Confira a relação dos cursos

Ler e Contar (120h)

Este curso tem o objetivo de fazer o participante conhecer melhor a nossa língua materna. Conhecendo-a melhor, nos comunicamos melhor e, ao nos comunicarmos melhor, temos o domínio da língua que falamos o que nos ajuda em nosso ambiente de trabalho; facilita a nossa vida em sociedade e é de fundamental importância para o aprendizado de outras disciplinas e porque não dizer de outras línguas! É necessário saber falar corretamente, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da língua que usamos no dia-a-dia. O curso Ler e Contar aborda a interpretação de textos, a nova ortografia, formas discursivas de parágrafos e culmina na produção de parágrafos.

Fornecer os conceitos básicos de teoria dos conjuntos e interpretar dados com grupos de números. Cálculos de percentagem e regra de três. Soluções de equações do primeiro e segundo grau, equações exponenciais e equações logarítmicas. Interpretações gráficas.

Eletricidade Básica (120h)

O curso inicial de matemática apresenta fundamentos de Potência de 10, apreciação numérica, regras de arredondamento e conceitos básicos de teoria dos conjuntos e interpretar dados com grupos de números. Soluções de equações do primeiro e segundo grau, equações exponenciais e equações logarítmicas. Interpretações gráficas.

Este curso de eletricidade tem como objetivo apresentar os conceitos básicos de eletricidade discutindo inicialmente cargas elétricas, corpos condutores e isolantes, processos de eletrização e corrente elétrica. Posteriormente o curso desenvolve conteúdos de circuitos elétricos de corrente contínua, baseado em bipólos, associações e cálculos com estes componentes associados, assim como técnicas para resoluções de circuitos maiores.

Mecânica Industrial (120h)

O curso de Mecânica Industrial aborda as temáticas associadas à Hidráulica e à Pneumática.

A hidráulica vem se destacando e ganhando cada vez mais espaço como um meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado, sendo a Hidráulica Industrial e Móbil as que apresentam maior crescimento.

Pode-se notar que a hidráulica está presente em todos os setores industriais. Amplas áreas de automatização só foram possíveis de se realizar a introdução de sistemas hidráulicos para controle de movimento.

Considerada o braço forte da automação, a hidráulica industrial é um segmento tecnológico fundamental nas mais diversas áreas industriais. Em muitos casos, a Hidráulica coloca-se como a única alternativa viável para atender aos requisitos de projetos em diferentes segmentos industriais e veiculares. Fazendo-se presente em muitos setores industriais e de transporte, notadamente onde existe a necessidade de se exercerem grandes forças, a hidráulica reúne características únicas, o que faz dela um ramo da mecânica e da automação extremamente versátil e de aplicação ampla.

Os conhecimentos de pneumática são fundamentais para todas as modalidades profissionais que atuam nas áreas de produção e manutenção industrial.

Apesar do grande avanço tecnológico dos últimos anos nas áreas de elétrica e eletrônica, com a substituição das funções pneumáticas em diversos tipos de equipamentos, a automação trouxe novos desafios para a transmissão de movimentos.

A disponibilidade do ar, flexibilidade de ação, segurança, velocidade, higiene e limpeza garantem à pneumática uma faixa de utilização nos processos indústrias que supera as demais técnicas de transmissão para muitas aplicações. Os principais destaques são os sistemas de automação, ambientes classificados e manuseio de peças.

Automação Industrial (120h)

O curso de Automação Industrial tem seus conteúdos distribuídos nas temáticas de Microcontroladores e nas de Programação CLP.

Os microcontroladores são dispositivos eletrônicos muito utilizados atualmente nas áreas de eletrônica embarcada, automação industrial, automação residencial, robótica, artes plásticas, ensino e que apresentam grande versatilidade na implementação de programas e na ligação com sensores e atuadores. No Curso Básico de Microcontroladores serão discutidos em relação ao hardware: arquiteturas internas de microcontroladores; tipos de memórias utilizadas; as interfaces de microcontroladores: portas de comunicação, entradas/saídas analógicas e digitais, conversores A/D e D/A, temporizadores; geradores de PWM e alguns sensores simples. Em relação ao software, serão discutidos: fluxogramas, os comandos e estruturas de programação da Linguagem C utilizada com o microcontrolador e o ambiente de desenvolvimento que permite a edição, compilação, testes e carga dos programas na placa do microcontrolador.

Além dos Microcontroladores, o curso aborda a introdução ao desenvolvimento de sistemas para a área de automação industrial. Ao final do curso o aluno será capaz de avaliar um processo industrial e dimensionar o equipamento necessário para sua automação, bem como poderá implementar um sistema de automação utilizando Controladores Lógico Programáveis (CLP). Adicionalmente o aluno aprenderá a implementar páginas para a IHM (Interface Homem Máquina) de um sistema automatizado, permitindo a parametrização e monitoração de um processo industrial. Durante o treinamento será discutido: Utilização de sensores e atuadores; Declaração e utilização de sinais digitais; Manipulação de entradas e saídas do CLP; Utilização de operações lógicas; Aplicação da Lógica de Selo para retenção do estado lógico de sinais; Utilização de temporizadores; Desenvolvimento de páginas na IHM (Interface Homem Máquina); Definição de campos numéricos, seletoras, campos editáveis e de visualização; Uso de código “fonte” e código “compilado”; Simulação do funcionamento de sistemas automatizados; Realização do processo de “deploy” da solução final com “upload” do software no conjunto CLP/IHM.

Polímeros (120h)

Apresenta conceitos básicos sobre polímeros, apresentando uma visão geral sobre plásticos, suas características e propriedades, sendo apresentados os principais tipos de plásticos e suas aplicações. Serão descritos os processos de transformação dos plásticos, tais como, moldagem por injeção e por extrusão e abordado o  efeito da aplicação de aditivos, corantes e lubrificantes  na fabricação de plásticos.