O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), realizou durante o mês de fevereiro, discussão sobre a “Rotatividade no Parque Industrial de Manaus (P.I.M.)”, com os sindicatos dos Plásticos, Construção Civil e Hoteleiros, para poder elaborar ações que possam controlar e/ou diminuir a grande rotatividade nas empresas do PIM.
Conforme dados coletados e apresentados pelo DIEESE, os contratos desligados com menos de três meses de vigência representam em torno de 30% de todos os contratos desligados a cada ano. Tratam-se, portanto de contratos de experiência, onde os empregadores estão isentos de pagar a multa rescisória do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (F.G.T.S.) e o aviso prévio.
Considerando os contratos rompidos com menos de seis meses de vigência, é possível notar que se trata de aproximadamente 45% de todos os vínculos desligados a cada ano, recordando que o critério de elegibilidade do Programa Seguro Desemprego é de pelo menos seis meses de emprego.