reajuste salarial sindicato dos metalúrgicos do amazonasDiante da intransigência do Sindicato Patronal em dar o reajuste salarial para os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) fechou um acordo com algumas empresas do Distrito Industrial e com os Sindicatos Patronais dos Metalúrgicos e Naval, e finalmente, conseguiu o reajuste salarial para os trabalhadores da Samsung, LG, TPV, Invisio, Pace e Salcomp.

De acordo com o presidente do Sindmetal, Valdemir Santana, o Sindicato Patronal está sendo intransigente e por esse motivo o sindicado dos trabalhadores resolveu fechar os acordos com as empresas. “O reajuste já está valendo desde o dia 1º de agosto em todas essas empresas”, disse o presidente.

Santana afirmou ainda que, se até sexta-feira (21) o Sindicato Patronal não assinar o acordo, o Sindmetal irá parar uma fábrica por dia a partir de segunda-feira (24).

Veja como ficou o reajuste em cima do salário atual

Os trabalhadores que recebem piso terão um reajuste salarial de 10.81%.

Quem ganha até 4.000 mil reais terá um reajuste de 10%.

Salários acima de 4.001,00 até 7.000,00 terão o um reajuste de 9.81%.

Para os que ganham acima de 7.001,00 reais, o reajuste ficou em 9.81%, sendo 7% reajustado em 1º de agosto e os outros 2.81% a ser reajustado em 1º de novembro.

Quer saber quanto é o seu aumento em reais? Faça o cálculo clicando aqui

Sobre a PLR da Samsung

Os funcionários da Samsung que não estão recebendo o valor integral da PLR mesmo tendo justificado suas faltas devem solicitar a correção na empresa. “Só não recebe quem não justificou a falta”, explicou o presidente do sindicato.

Caso a empresa não faça a correção, os trabalhadores devem informar a assessoria jurídica do sindicato pelo telefone 3631-0795 ramais 206 e 209.

Sobre o pagamento da PLR aos trabalhadores demitidos, Santana explicou que os trabalhadores recebem a PLR proporcionalmente em cima do valor de R$ 2.000 reais. “Por exemplo, as pessoas que saíram até maio recebem 5/12 avos, se saiu em junho eles recebem 6/12 avos, se saíram em julho recebem 7/12 avos. Eles recebem proporcional aos meses trabalhados”, esclareceu Santana.